Escrever é o acto através do qual se representa a realidade, tendo como produto final um suporte material, visual. Implica o domínio de um código linguístico, o conhecimento de regras específicas.
” O ensino da escrita deve preocupar-se com salientar o seu carácter planificado relativamente à oralidade. A promoção da planificação ajudará a ver, desde o inicio da aprendizagem, que o processamento da escrita obedece a estratégias diferentes das da oralidade e que os tempos disponibilizados para a produção textual devem ser compatíveis com a atenção que devemos prestar, sempre que necessário, à planificação e à pesquisa lexical, mas também à organização discursiva, à reformulação das conexões frásicas, à revisão do que foi escrito, etc.”
(Baptista A. e outros. O ensino da escrita: Dimensões gráfica e ortográfica)
São apresentadas duas actividades direccionadas para a compreensão e expressão escrita que permitem às crianças adquirirem competências de ortografia.
.
” O ensino da escrita deve preocupar-se com salientar o seu carácter planificado relativamente à oralidade. A promoção da planificação ajudará a ver, desde o inicio da aprendizagem, que o processamento da escrita obedece a estratégias diferentes das da oralidade e que os tempos disponibilizados para a produção textual devem ser compatíveis com a atenção que devemos prestar, sempre que necessário, à planificação e à pesquisa lexical, mas também à organização discursiva, à reformulação das conexões frásicas, à revisão do que foi escrito, etc.”
(Baptista A. e outros. O ensino da escrita: Dimensões gráfica e ortográfica)
São apresentadas duas actividades direccionadas para a compreensão e expressão escrita que permitem às crianças adquirirem competências de ortografia.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário