17 janeiro 2010

BEM - VINDO AO NOSSO BLOG


TICando em Língua Portuguesa

Será neste Blog que iremos mostrar-vos o reflexo de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver na Unidade Curricular: Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e da Comunicação durante o decorrente Ano Lectivo, leccionada pelas docentes Maria Helena Camacho e Rosário Rodrigues.
Pensamos ser um Blog interessante, muito virado para as questões subjacentes à Educação, sobretudo, à Educação para os Media e à Lingua Portuguesa. Actualmente, considerando a forma quase "obrigatória" com que todos nós nos vemos envolvidos com o uso ( e abuso!) das novas tecnologias, esta é uma temática bastante pertinente e interessante, até pela forma generalizada como a apresentamos.
Aproveite para disfrutar de algumas pesquisas, reflexões e conclusões a que chegámos na abordagem que fizemos sobre a correlação entre a nossa Língua Materna e as TIC, em contexto educativo:
Será que esta é uma relação "pacificamente" aceite por alunos e professores?
Quais as polémicas sujacentes ao uso sistematizado das novas tecnologias em contexto de sala de aula?
Quais são as implicações pedagógicas na utilização das TIC?
Com recurso às TIC, tornar-se-ão as aprendizagens mais significativas?
Isto e muito mais, no Blog "TICando em Língua Portuguesa".

As Cotas




A minha reflexão final sobre LP - TIC

Esta minha reflexão final sobre a Unidade Curricular Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação inicia-se com uma breve contextualização sobre o papel das TIC na sociedade actual. Sendo uma aluna mais velha do que as minhas jovens colegas, já presenciei vários panoramas educativos, como tal, senti necessidade de referir os contrastes que constatei entre a educação de outrora e a actual.
Como não podia deixar de ser, também refiro as novas aprendizagens que realizei no âmbito desta UC, as quais considero um forte contributo para o exercício da minha futura profissão.

Ilda Pereira

A minha reflexão final sobre LP- TIC

O presente trabalho, proposto pela unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, pretende ser uma reflexão sintética individual sobre o que aprendi, o que foi abordado e desenvolvido nas aulas teóricas e práticas desta unidade.
Deste modo irei transmitir conhecimentos que adquiri ao longo do semestre, demonstrando aspectos que considero mais importantes e relevantes relativamente aos temas abordados, actividades e leituras realizadas, as quais nos foram propostas pelas professoras desta unidade.

Natalina Ribeiro




LÍNGUA PORTUGUESA E TIC

“ O ROMANCE DA RAPOSA” de Aquilino Ribeiro

Na aula de Língua Portuguesa, após o visionamento do filme infantil "O Romance da Raposa", de Aquilino Ribeiro, foi-nos proposto pela docente Helena Camacho, realizarmos, em pequeno grupo, uma planificação de actividades possíveis de desenvolver junto das crianças - do Pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico - respeitando as características do texto narrativo, e onde deveríamos considerar alguns dos aspectos pretendidos, segundo o guião que nos foi entregue. Também nos foi solicitado a apresentação de uma actividade com recurso às TIC.
Dos vários grupos, muitas e diversas foram as actividades interessantes sugeridas pelas alunas, que seriam fácilmente aplicáveis ao desenvolvimento/exploração de qualquer história televisiva ou outra.


Planificação de uma actividade envolvendo as TIC

OS ASTROS

Nos dias que decorrem, a informação tem uma crescente importância na sociedade. Actualmente, é indispensável uma aprendizagem permanente e uma actualização de conhecimentos surgindo associado a este facto um novo conceito de educação que engloba as novas TIC, preparando o indivíduo para um futuro cada vez mais exigente e competitivo.
Para que o indivíduo desenvolva as competências que hoje são exigidas pelo progresso tecnológico é necessário que as desenvolva desde a infância, nomeadamente desde a vida escolar (1º ciclo), pois a escola tem como função promover a aquisição de saberes e competências e de formar cidadãos autónomos, críticos e responsáveis preparados para serem bem sucedidos na sua vida profissional e pessoal.

16 janeiro 2010

RECENSÃO CRÍTICA

Obras Literárias de vários autores

BIBLIOGRAFIA:
WONG, Bárbara – Será k a lguagem ds testes tá a mudar?. In Jornal Público
de 19/11/2006, pág. 27.
BOTELHO, Fernanda – Textos e Literacias…. In Setúbal na Rede de 09/08/2006.
PAZ, João – Educação e Novas Tecnologias. In Setúbal na Rede de 17/04/2008.
BOTELHO, Fernanda – Globalização e Cidadania: reflexões soltas. In Setúbal na Rede de 14/07/2005.
FIGUEIREDO, António – Novos media e velha aprendizagem. In Conferência em 18 e 19/10/ 2000 na Fundação Calouste Gulbenkian.

A leitura dos textos referidos em Bibliografia permitiu-nos ficar com uma perspectiva do grande impacto que as novas tecnologias trouxeram sobre a Educação nos dias actuais criando novas formas de aprendizagem nas várias áreas curriculares, promovendo a disseminação do conhecimento geral, a implementação de novas relações entre professor e aluno, a importância fulcral da aprendizagem da Literacia Informática e as consequentes mudanças reflectidas na área de ensino-aprendizagem do Português.

RECENSÃO CRÍTICA

Obra Literária
"Descobrindo a linguagem escrita: uma experiência de aprendizagem da leitura e da escrita numa escola de intervenção prioritária"
de Manuela Castro Neves e de Margarida Alves Martins

Este livro relata uma experiência realizada numa Escola de Intervenção Prioritária, a Escola nº 2 da Buraca situada no bairro do Alto do Moinho, em Lisboa, para averiguar de que modo se pode promover o sucesso no que respeita ao ensino da leitura e escrita.
Parte-se do pressuposto de que o insucesso escolar tem uma grande predominância em escolas inseridas em bairros degradados e assenta sobretudo na dificuldade que as crianças apresentam na aprendizagem da leitura e da escrita que se repercute depois nas outras áreas de aprendizagem e ao longo de toda a escolaridade.

RECENSÃO CRÍTICA

Obra Literária
"Quando eu for grande quero ir à Primavera"
de José Pacheco

Pressupõe-se que o conto constitua um apontamento, pessoal e profissional, de José Pacheco, o seu autor, passado com o próprio, na Escola da Ponte, onde é Professor. Baseado numa linguagem corrente, mas metafórica, José Pacheco faz uma análise crítica, não só do momento sócio-político do regime da altura, como da corrente pedagógica que orientava a prática de uma docência que se estava a desvanecer nos seus ideais, sem deixar de apontar outros princípios por onde, por certo, iriam passar – obrigatoriamente – os destinos daquela Escola.

11 janeiro 2010

Proposta de actividade com recurso ao visionamento de uma série infantil televisiva

Na aula de Língua Portuguesa, foi-nos proposto pela docente Maria Helena Camacho a planificação de uma actividade baseada no visionamento de uma série infantil televisiva, em que esta proporcionasse às crianças um desenvolvimento das suas competências no campo linguístico aos vários níveis.

As TIC no ensino

Segundo vários autores, o uso das novas tecnologias constituem um importante recurso para o processo educativo na actualidade, aparecendo como um eficaz instrumento no trabalho do professor e do aluno, contudo, a sua utilização não deve ser substituída por outras práticas, como relacionamento humano dentro das salas de aula entre aluno/professor e entre alunos.
O papel do professor continua, apesar de toda a evolução científica e tecnológica, a ser importante no processo educativo, não só na transmissão do conhecimento, como também na mediação que é necessária existir entre aluno e a mensagem, na orientação pedagógica que lhe deve ser facultada, no sentido de retirar os melhores proveitos nas suas pesquisas e selecções.
Como forma de introduzirmos as temáticas apresentadas no nosso Blog, pensamos que o filme "As TIC no ensino" que aqui vos apresentamos reflecte de forma fidedigna a importância que as novas tecnologias têm assumido na educação, nomeadamente, nos momentos de lazer das crianças.

As Cotas